Prótese

Prótese Dental
A melhor solução

Os benefícios da prótese dentária para sua saúde são infinitos

Só quem já sofreu com a perda de dentes tem ideia do quanto eles são importantes para a qualidade de vida.

O uso de próteses dentárias permite que o paciente restabeleça funções e hábitos simples, como se tivesse todos os dentes naturais de volta.

Há diversos tipos de prótese dentária e a melhor solução para você será indicada pelo dentista, mas todas elas contribuem para o seu bem-estar.

Benefícios da Prótese Dentária para sua saúde:

Mastigação
Cada dente da nossa arcada tem uma função específica. Por isso, a falta de apenas um deles já causa prejuízos ao organismo. O perfeito funcionamento do sistema mastigatório tem influência direta na digestão.

A trituração correta dos alimentos evita refluxo e outros problemas gastrointestinais. Além disso, auxilia na perda de peso.

Fala
Tente fazer o som da letra F sem tocar os lábios nos dentes. Complicado, né? Para você ter ideia da relevância para a fala, saiba que nove fonemas da língua portuguesa dependem dos dentes para a verbalização adequada.

A substituição dos dentes pela prótese dentária permite que você se comunique sem dificuldade. Também é importante para que as palavras que contêm as letras F, V, T, D, N, S, Ç, Z, L e X possam ser pronunciadas corretamente.

Dentes alinhados
A reposição imediata do dente faltante é essencial para a estabilidade dos demais.
Sempre que há um espaço livre, o osso tende a se movimentar para preencher esse espaço. Tal fato pode acarretar no desalinhamento dos outros dentes.

Por isso, mesmo que você tenha perdido apenas um dente, é importante que a prótese seja colocada o mais breve possível. Assim, os dentes saudáveis não serão prejudicados.

Autoestima
A aparência da prótese dentária é muito autêntica. Isto porque o protesista a planeja de acordo com as características naturais de cada paciente.
Além disso, evita que os músculos faciais fiquem flácidos e a aparência envelhecida, permitindo que você mantenha aspecto jovial e possa sorrir sem medo.

Tipos e indicações de próteses dentárias

  • Prótese sobre implante
  • Prótese Total (Dentadura)
  • Prótese Parcial (Ponte)
  • Próteses Fixas (conhecidas também como coroas ou pontes)

Prótese sobre implante

Resultado de imagem para protese sobre implante
Os implantes são suportes colocados no osso maxilar, abaixo da gengiva, que irá substituir a raiz do dente perdido. Sobre o implante, será colocada a prótese, que são os dentes substitutos.

A Prótese sobre Implante é indicada com benefício em relação às demais próteses, como as pontes e as dentaduras convencionais, por serem suportes estáveis, fixos, não mudam de posição na boca, melhorando a mastigação ao se alimentar e também a fala.

A prótese sobre implante pode ser feita para um único dente faltante, ou pode ser uma prótese total sobre implantes quando houver ausência de todos os dentes. Por ficarem fixas sobre os implantes, melhoram a mastigação e na fala, o que é importante para a autoestima e segurança do paciente.

Procedimento de um implante dental
O procedimento é bastante simples. Há anestesia local e o paciente não sente dor nem desconforto e a recuperação é bastante rápida.

Prótese Total

Resultado de imagem para protese total
A Prótese dentária total (dentadura) irá substituir todos os dentes da arcada dentária, indicada para as pessoas com ausência de todos os dentes naturais.

Algumas pessoas conseguem conviver bem com a prótese total móvel. Para outras esse tipo de prótese é desconfortável por apresentar mobilidade durante a mastigação e a fala porque ao longo dos anos existe atrofia óssea, o que não acontece com a colocação do implante.

Prótese Parcial Móvel (Ponte)

Resultado de imagem para protese movel ponte
A prótese parcial é indicada quando o paciente ainda tenha um certo número de dentes naturais, mas houve a perda de um ou mais dentes. Para substituir os dentes perdidos, é feita a prótese parcial, formando uma ponte que liga aos dentes adjacentes.

A prótese removível normalmente é feita em resina e para que seja mantida no lugar, são usados grampos e ganchos ajustáveis.

Prótese Parcial Fixa

Imagem relacionada
A prótese parcial fixa, também conhecida como coroa ou ponte é cimentada, colada na raiz do dente natural ou implante, ou ainda fixada em dois ou mais dentes. Pode ser indicada quando ocorre um processo severo de cárie, com perda e destruição do dente. O canal da raiz do dente é tratado, um pino é utilizado onde será cimentada a prótese unitária.

Há casos em que não é preciso o tratamento de canal, quando o dente, por exemplo, apenas tenha muitas restaurações e esteja esteticamente feio.

Sempre a melhor solução, afinal, um belo sorriso não tem idade!

Aquele antes e depois que a gente ama!

Fale Conosco
X